Os aplicativos de mobilidade revolucionaram os meios de transporte, transformando qualquer pessoa com um carro adequado e habilitação em um potencial motorista, podendo ganhar dinheiro.
O Uber foi pioneiro nessa modalidade com um aplicativo de sucesso mundial. Hoje já são mais de 5 milhões de motoristas parceiros da plataforma que realizam corridas. Há pessoas que aderiram esse serviço como fonte de renda principal, assim trabalhando em tempo integral e ganhando muito. Caso você queria ser um motorista do Uber e não sabe como, leia essa matéria até no final e descubra tudo, desde o que é o aplicativo até a média de retorno pela plataforma.
O que é o Uber?
O Uber é um aplicativo de mobilidade urbana, que conecta pessoa com carro que podem fazer corridas a uma massa sem automóveis que precisam ir a algum lugar. O que possibilita pessoas cadastrarem veículos e realizar corrida.
Pré-requisitos
Para ser motorista do Uber é necessário preencher alguns pré-requisitos, dentre eles são:
- Ser maior de idade e ter no mínimo 21 anos;
- Ser habilitado com CNH definitiva categoria (B);
- Ter a observação “Exerce Atividade Remunerada” o EAR; no estado de São Paulo é necessária uma observação do ConduApp, além das anteriores.
- Ter uma certidão de nada consta de antecedentes criminais
Veículo
- Ter até dez anos de fabricação
- Cinco lugares
- Quatro portas
- Ar condicionado
- O veículo não precisa ser seu, pode ser financiado, emprestado ou alugado. Mas é necessário está com toda documentação em dia.
Documentos necessários
- Foto da CNH, com a observação EAR
- Foto do certificado de registro e licenciamento de veículo que será utilizado durante as viagens com a Uber. Caso o motorista não tenha carro próprio, pode alugar um automóvel em uma das locadoras parceiras do Uber.
- A Uber exige que a foto seja de frente, com enquadramento centralizado, mostrando todo o rosto e os ombros, sem óculos escuros ou algo que prejudique a sua identificação.
Modalidades e exigências do Uber
A plataforma oferece diferentes categorias para ser motoristas, isso porque cada uma delas possuem um público alvo diferente.
Uber x
Nessa modalidade você pode levar até quatro amigos em uma corrida.
Uber pool
Essa categoria difere apenas que você divide a corrida com uma pessoa que esteja indo pela mesma rota que a sua, é um compartilhamento de rotas por pessoas diferentes.
Uber select
Essa categoria é uma categoria intermediaria entre o Uber X e o Uber Black. Nessa modalidade os seus ganhos podem ser ligeiramente maiores que nas anteriores.
As características do veículo parae e as categorias acima são
- Veículos de 2013 ou acima para SP
- Carros de 2012 para outras cidades
- Ter quatro portas
- Ter cinco lugares
- Possuir ar condicionado
Uber Black
Essa modalidade tende a oferecer uma experiência mais luxuosa para o passageiro, portanto é mais cara que as anteriores.
Para trabalhar nessa modalidade os documentos são os mesmos, entretanto é necessário ter um carro com diferentes critérios, os quais são:
- Veículo Sedan e SUV;
- Carros que tenham a cor preta;
- Bancos de couro;
- Ar condicionado;
- Quatro portas;
- Cinco lugares.
Atualmente essa categoria está disponível apenas para algumas cidades como Rio de Janeiro e São Paulo.
Como fazer o cadastro?
Se você tem interesse em ser parceiro Uber e atuar como motorista na empresa, é preciso fazer o cadastro no aplicativo do seu veículo e motorista.
Esse é um processo importante para garantir as vaga e atuar como parceiro.
Proibições
Vimos tudo o que é necessário para ser um motorista da Uber, agora vermos o que é proibido, as quais são:
- Carros com sinistro;
- Veículos adesivados e plotados;
- Emplacamento vermelho;
- Carros recuperados;
- Veículos que tenham alterações nos freios e suspensões.
Também existem categorias de carros que não são aprovados, entre elas estão:
- Caminhões;
- Vans;
- Minivans;
- Pick-ups.
Sistemas de pontuação (estrelas)
O sistema de pontuação consiste na avaliação do condutor usuário e usuário motorista. Após cada viagem o condutor consegue avaliar o passageiro com base no seu comportamento na corrida e o passageiro pode avaliar o motorista com base em seu atendimento e condições do veículo. Assim, ambos podendo dar uma nota de uma a cinco estrelas. As avaliações são baseadas com uma média das últimas 500 viagens realizadas.
Caso o motorista tenha uma avaliação abaixo da média, ele recebera mensagens com dicas para melhorar a sua avaliação, caso sua média ainda permaneça abaixo da média da região, o motorista pode perder acesso à plataforma.
Média de ganho de um motorista do Uber
Não dá para falar com precisão, pois existem muitas variáveis como o modelo de veículo (potência do motor, eficiência de consumo, etc.), se o veículo é próprio ou alugado, tipo de combustível usado, modalidade em que trabalha entre outros.
Mas uma estimativa feita na cidade de São Paulo, mostra que um motorista trabalhando cerca de 40 horas semanais chegam a tirar bruto R$ 1.500,00 por semana.
Novidade
Para ajudar os motoristas, o aplicativo oferece acesso a uma plataforma chamada Uber Avança, desenvolvida com Banco Mundial e o SEBRAE, com sessões sobre gestão financeira, controle de gastos, gerenciamento de dívidas e planejamento de longo prazo, entre outros tópicos.