loader image

Jovem aprendiz: Quanto ganha, veja vagas e como funciona

Durante esse texto vamos abordar quanto ganha um jovem aprendiz, como funciona e como conseguir vagas!
Durante esse texto vamos abordar quanto ganha um jovem aprendiz, como funciona e como conseguir vagas!

Encontrar o primeiro emprego é um dos maiores desafios para os jovens no mercado de trabalho atual.

Pesquisas mostram que os jovens são os mais afetados pelo mercado de trabalho. Encontrar um emprego sem experiência profissional ou qualificação em determinada área é uma das maiores dificuldades para essa população.

O Programa Aprendiz Jurídico é uma iniciativa que visa resolver esse problema e ajudar os jovens a encontrar emprego.

Pensando nisso, aprender a se tornar um jovem aprendiz e ficar de olho nas vagas é uma ótima forma de conseguir o primeiro emprego!

O que é Jovem Aprendiz?

O Jovem Aprendiz, ou Aprendiz Legal, é uma lei que obriga as médias e grandes empresas a empregar jovens entre 14 e 24 anos como aprendizes. O percentual de aprendizes dentro de uma organização varia entre 5% e 15%.

O programa visa a inserção social no mercado de trabalho de jovens com o objetivo de desenvolver habilidades teóricas e práticas que ajudem a prepará-los para o mundo do trabalho.

Leia também:

O projeto beneficia tanto os que procuram o primeiro emprego quanto as empresas. De um lado, os aprendizes têm a oportunidade de crescer profissionalmente e ganhar experiência inicial, além de cursos complementares e aprendizado prático relacionados à sua rotina de trabalho.

As empresas, por sua vez, ajudam a disseminar a cultura empresarial e a preparar novos talentos para o mercado de trabalho, além de apoiar a educação, a qualificação e a inclusão social.

Requisitos para ser um jovem aprendiz

Para se tornar um jovem aprendiz você deve:

  • Ter entre 14 e 24 anos, exceto para pessoas com deficiência que não têm limite de idade.
  • Estar matriculado e cursando o ensino fundamental ou médio.

E para continuar sendo um jovem aprendiz, você deve:

  • Manter frequência às atividades teóricas e práticas oferecidas pelo programa e pela empresa.
  • Manter desempenho acadêmico e profissional adequado;

"<center

Como funciona?

O Programa de Aprendiz Jurídico é regulamentado pela Lei 10.097/2000 e é reconhecido formalmente na empresa por meio de contrato de trabalho de até dois anos.

Os aprendizes trabalham internamente, mas também recebem cursos de especialização para complementar sua formação, proporcionando aprendizado teórico e prático.

Veja outras notícias: Clicando aqui

As horas extras são limitadas a 4 a 6 horas por dia para não interferir nas atividades escolares, mas em alguns casos são permitidas até 8 horas por dia.

Os participantes do projeto devem estar matriculados e frequentar a escola regularmente, caso ainda não tenham se formado.

Em geral, o objetivo do programa é beneficiar as empresas e inserir pessoas que nunca trabalharam no mercado de trabalho.

Salário de um jovem aprendiz?

O salário médio de um jovem aprendiz está entre R$ 440,19 e R$ 880,38, mas varia de empresa para empresa e nem sempre está dentro dessa faixa salarial.

A remuneração dos jovens aprendizes é calculada com base no salário mínimo. O número de horas trabalhadas também varia.

Jovem aprendiz tem direito a seguro desemprego? 

Sim, o Jovem Aprendiz tem direito ao seguro-desemprego, mas apenas em determinadas circunstâncias. Se o aprendiz for dispensado por justa causa, atingir a idade máxima estipulada pelo programa, atingir o limite de dois anos de contrato ou apresentar desempenho insatisfatório, ele tem direito ao benefício. não há.

Se ele for demitido por qualquer outro motivo (por exemplo, falência de sua empresa), ele tem direito ao seguro-desemprego e pode requerer o benefício.

Os jovens aprendizes são inscritos na Carteira de Trabalho (CLT) e também têm direito a salário mínimo por hora, transporte, férias, 13º salário e FGTS. Outros benefícios podem ser adicionados dependendo da sua organização.

Currículo para Jovem Aprendiz

Se você está se perguntando se pode construir um currículo sem nenhuma experiência de trabalho, a resposta é sim.

A falta de experiência profissional não significa falta de experiência relevante. Algumas experiências, mesmo pessoais, podem ajudar a chamar a atenção de quem está recrutando no processo seletivo de jovens aprendizes.

Detalhes gerais a observar:

  • Cuidado com erros de português em seu currículo. Isso pode afetar negativamente sua classificação.
  • Saiba quais informações você precisa e não precisa em seu currículo.
  • Entenda a importância de suas ações durante a fase de entrevista.

As principais informações necessárias em seu currículo são:

1. Dados pessoais

É importante manter informações como nome, idade, telefone e e-mail para contato atualizadas.

Vale ressaltar que é fundamental ter emails objetivos que contenham apenas variações de nomes e sobrenomes. por favor, me dê.

Além disso, mantenha-se atualizado, pois a empresa pode não conseguir entrar em contato com você se você alterar seu número de telefone e esquecer de atualizá-lo. Além disso, não se esqueça de ficar de olho no celular e no e-mail para não perder o emprego se não conseguir contatá-los.

2. Objetivo 

Seu objetivo deve indicar que você está em busca de oportunidades como jovem aprendiz. Isso ajudará as empresas a encontrá-lo.

3. Escolaridade 

A escolaridade é necessária para saber se você atende aos pré-requisitos básicos para participar do programa. Isso permite que a empresa analise a quantidade de horas que você pode trabalhar e entenda suas necessidades. Portanto, mantenha esse campo atualizado.

4. Cursos, palestras e projetos 

Uma maneira de se destacar é mostrar uma experiência fora da sala de aula ou um projeto interessante em que você se envolveu na escola.

Cursos, Palestras, Projetos, Idiomas, Voluntariado, etc. As experiências podem fazer uma grande diferença!

Certifique-se de inserir essas informações, pois elas podem fazer uma grande diferença.

Criar um currículo é ainda mais fácil quando você se candidata a uma vaga. Basta inserir os dados solicitados pela plataforma. Assim você não precisa se preocupar em criar documentos com formatos ou preencher campos. Basta adicionar o que é solicitado. Além disso, o currículo é reutilizável em todos os outros aplicativos da plataforma.

Como se preparar para uma entrevista de emprego?

Se você tiver outra história pessoal ou outros pontos relevantes e que possam caber no seu currículo, não deixe de mencioná-los.

Mesmo que você não possa colocar no currículo, uma entrevista é uma ótima oportunidade para contar sua história e impressionar o candidato.

Além disso, não deixe de demonstrar interesse e curiosidade sobre a vaga e o propósito da empresa.

Você já pode encontrar muitas informações sobre a cultura da empresa com uma rápida pesquisa na Internet. Portanto, certifique-se de estudar sobre isso, mesmo que seja fácil.

Quais são os benefícios de participar do programa? 

Ter experiência profissional sem formação profissional ou acadêmica pode nortear sua escolha profissional. Em última análise, entender como as operações diárias são conduzidas em uma empresa pode ajudá-lo a reconhecer seus pontos fortes e fracos e entender o que mais combina com você no ambiente corporativo.

Além disso, ter uma experiência tão jovem facilitará sua inserção no futuro mercado de trabalho e o manterá um passo à frente de outras vagas.

É, portanto, uma grande oportunidade de crescimento pessoal e profissional.

Related Posts: