Estudar não é uma tarefa fácil. É preciso ter muita disciplina e força de vontade para tornar os estudos uma espécie de hábito. Em relação aos concursos públicos, não há receita mágica. O caminho é um só: eficiência e preparação direcionada.
Claro que os desafios são os mais variados e imensos, afinal de contas, a produtividade nos estudos depende de uma série de fatores que vão desde a fatores internos como os externos.
Hoje, falaremos de alguns dos desafios que podem atrapalhar a sua preparação. Fique atento e procure afastá-los da sua rotina de estudos.
Local inadequado
Para que os estudos possam fluir da melhor maneira possível o ideal é se adaptar a um ambiente silencioso, sem muitos ou quase nenhum ruído, limpo, arejado, sem odores, com boa iluminação e conforto. Um local inadequado com muito barulho, mal estruturado e com péssima iluminação pode favorecer distrações e dificultar a sua capacidade de concentração.
Distrações
As distrações podem ser inúmeras, mas fique atento às distrações virtuais, elas podem ser um grande vilão. A mania de checar constantemente as mensagens do celular pode prejudicar de forma significativa os seus estudos, especialmente quando se tornam um vício. Por isso, controle o uso das suas mídias digitais. Se necessário, use aplicativos que bloqueiam o uso durante um período de estudos. Assim, será mais difícil perder a atenção.
Hábitos alimentares ruins
Manter hábitos alimentares pouco saudáveis pode prejudicar o seu rendimento nos estudos. Para se tornar uma pessoa produtiva é imprescindível ter um corpo saudável e isso se dá através de uma boa noite de sono, alimentação saudável, hidratação constante, a prática de exercícios físicos e uma saúde mental em dia.
Ausência de planejamento
Outra atitude pouco produtiva são os estudos sem planejamento. Estudar sem definição, a esmo, de qualquer jeito pode propiciar demora na sua aprovação. O recomendado é estudar para áreas específicas ou similares, delimitar objetivos, determinando um escopo para direcionar e investir seu tempo e energia. Verificar editais e consultar provas anteriores são uma excelente forma de começar a se preparar e produzir um plano eficiente e cronograma organizado das disciplinas.
Estudos apenas passivos
Muitos estudiosos afirmam que a quantidade de retenção de informações varia de acordo com os sentidos envolvidos em cada atividade desenvolvida. Ao ler, você absorve e retém apenas 10% do material estudado. Ou seja, apenas ler o material de estudo não é suficiente para fixar as informações necessárias. Porém, essa porcentagem aumenta a partir do momento em que outras habilidades são praticadas. Portanto, o ideal é mesclar formas de absorção de conteúdo e não ficar apenas no estudo passivo, ou seja, aquele estudo tradicional em que você apenas recebe informações. É preciso realizar anotações sintetizadas, fazer correlações do que foi estudado, pois nesse tipo de estudo mais ativo a absorção será maior, uma vez que exercitará de tal maneira o seu cérebro.
Agora que você já sabe e consegue verificar alguns fatores que podem atrapalhar seu rendimento nos estudos, não deixe de eliminá-los e comece a inserir apenas bons hábitos na sua rotina rumo à aprovação.