Um influencer digital, como o nome já sugere, é um influenciador. Ou seja, uma personalidade pública capaz de influenciar outras pessoas a comprar, usar e apostar em diferentes marcas, estilos, estratégias e empresas.
Em geral, essas pessoas possuem perfis com alto número de visualizações, seja no Youtube, TikTok ou Instagram. Por terem muitos seguidores, são potenciais influenciadores.
Essa profissão tem surgido nas últimas décadas e ficando cada vez mais evidente. Na verdade, hoje em dia uma excelente maneira de se conseguir clientes e expandir uma marca é através do contato com as redes sociais.
Como influencer digital ganha dinheiro
No geral, o influenciador ganha dinheiro através da publicidade de diferentes marcas. Para isso, ele pode publicar fotos usando uma determinada marca de roupas ou indicando certa linha de cosméticos.
Além disso, ele pode compartilhar em seus storys indicações diversas, que podem variar entre filmes, séries, estilos de roupas e muito mais. Assim, ele recebe por anúncio ou por visualização, dependendo do contrato.
Um influencer pode, inclusive, utilizar de suas mídias para ser um afiliado digital, por exemplo. Além disso, também pode lançar infoprodutos como e-books, podcasts e cursos sobre a área.
A verdade é que contar com um perfil bem estruturado, cheio de seguidores reais e com interações diárias pode se transformar em uma verdadeira máquina de dinheiro, não somente para ser uma renda extra, como podendo se tornar a principal fonte de renda.
Como se tornar um influencer digital
Para se tornar um Influencer digital, é preciso contar com algumas estratégias para montar seu perfil nas redes sociais, manter a constância de publicações e contar com um bom plano de marketing.
Dentre as principais dicas para se tornar um Influencer digital, podemos destacar:
- Escolher um nicho;
- Ser autêntico;
- Divulgar sua marca (perfil);
- Montar um perfil atrativo;
- Criar um plano estratégico de postagens, levando em conta paleta de cores;
- Definir como estruturar o feed;
- Estar ativo em mais de uma plataforma digital;
- Interagir com o público;
- Manter storys frequentes sobre os bastidores.
Com o tempo e a constância de publicações, além da escolha correta de hashtags nas postagens, o curso natural é que a conta obtenha cada vez mais seguidores. Com isso, aumentam as chances de ser patrocinado por alguma marca.
Vantagens em ser um influencer digital
Como já é de se imaginar, ser um influenciador digital tem muitas vantagens, mas vale ressaltar que não é um trabalho fácil. É preciso estar sempre ativos nas redes sociais, compartilhando coisas e criando novas postagens, para isso, é preciso criatividade e disciplina.
Dentre as principais vantagens em ser um influenciador nas redes sociais, podemos destacar:
- Trabalhar com o que gosta e acredita;
- Poder atuar através do celular, sem precisar de qualquer outra ferramenta;
- Liberdade para atuar de onde quiser, podendo trabalhar de qualquer lugar do mundo;
- Autonomia para fazer os seus horários e definir suas estratégias;
- Se tornar uma autoridade em seu nicho;
- Virar referências para milhares de pessoas;
- Se tornar uma subcelebridade;
- Receber altos valores por publicidade;
- Conquistar a independência financeira na juventude.
Com certeza, uma das coisas mais incríveis nessa profissão que vem surgido, é a oportunidade de jovens conquistarem sua audiência e se tornarem uma referência. Tudo isso sem precisar sair de casa, sem se preocupar com deslocamento diário de trajeto ou precisar cumprir horários.